Roberto Nogueira Ferreira

Roberto-NogueiraROBERTO NOGUEIRA FERREIRA é Fundador, Diretor Presidente e responsável técnico de RN Consultores Associados.

Roberto Nogueira Ferreira é natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Formou-se em Técnico de Contabilidade na Academia de Comércio de Juiz de Fora e em Administração de Empresas, pela Faculdade da Fundação Educacional Machado Sobrinho, em Juiz de Fora. Pós-graduado, em Belo Horizonte, em Economia do Setor Público, na Fundação João Pinheiro, e em Planejamento Público, no CEDEPLAR da Faculdade de Economia da UFMG.

Em Washington, nos Estados Unidos, fez o curso de “Especialização em Pequena e Média Empresa”, no Economic Development Institute (Instituto de Desenvolvimento Econômico) do Banco Mundial.

Foi Professor de Finanças Públicas do curso de Economia do Instituto Cultural Newton de Paiva Ferreira, em Belo Horizonte.

Roberto Nogueira Ferreira foi Auditor Fiscal de Tributos Estaduais (concursado) em Minas Gerais, onde exerceu as seguintes funções: Assessor do Departamento de Fiscalização do Estado de Minas Gerais; Chefe do Departamento de Fiscalização do Estado de Minas Gerais; Membro do Conselho de Incentivos Fiscais e de Industrialização do Estado de Minas Gerais; Assessor Econômico da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais; Chefe da Assessoria Econômica da Secretaria da Fazenda.

Em Juiz de Fora foi Secretário Municipal da Fazenda.

Em Brasília, no Governo Federal, exerceu as seguintes funções: Secretário de Estudos e Informações Econômicas do Ministério da Indústria e do Comércio; Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Comercial do Ministério da Indústria e do Comércio. Foi também membro dos Conselhos da USIMINAS e do Banco de Crédito Real de Minas Gerais.

Roberto Nogueira Ferreira é autor de textos, teses e estudos técnicos sobre os mais variados assuntos, publicados em jornais e revistas especializadas. Já escreveu os seguintes livros:

CEM ANOS – LUZ: Um jornal, um jornalista, uma cidade”. Por ocasião do centenário do jornal “O IMPARCIAL”, de Rio Pomba, MG (392pg), 1996.

O COURO É INSUPERÁVEL”: sobre a história da indústria de curtumes nos últimos 40 anos, lançado em 1997 (413p), por encomenda do CICB – Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil.

LUZ LILÁS – Leucemia tem cura”. Anatomia de um fato real. (90p). Rio de Janeiro, 1999, direitos autorais cedidos para a Associação de Combate ao Câncer Infantil do Rio de Janeiro.

NA TRILHA DO SUCESSOUma História da Revenda de Combustíveis”, por encomenda da FECOMBUSTÍVEIS – Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes. (327 p), Brasília, 1999.

A CONFRARIA DO PONTILHÃO”. Manoel Honório: década de 60. Uma história sem (nenhum) compromisso. (100p), Juiz de Fora (MG), 1998.

A REFORMA ESSENCIALUma análise, sob a ótica empresarial, das propostas e dos bastidores da reforma tributária”. Prefácio do empresário Jorge Gerdau Johanpetter. Editora Geração Editorial, (450 p), São Paulo, 2002.

O SAGRADO CORAÇÃO DE LOLA, a ‘Santa’ de Rio Pomba.” A pedidos. Uma história real para compor o processo de beatificação de Lola. LGE Editora, (355 p). Brasília, 2007.

"CARTAS BRASILIENSES". Coletânia de textos, poemas, prosas e crônicas; editado por ocasião do 30º anoversário de Consultores Associados RN Ltda. RN & Marini Editora e Comunicação, (300 p). Brasília, 2014.

Também é proprietário e fundador de RN & Marini Editora e Comunicação, (desde 01.04.2003), sendo proprietário e editor da Revista e do “site” COUROBUSINESS, especialista em comércio exterior da cadeia couro e calçado, em circulação desde agosto de 1998.

É membro dos CONSELHOS DELIBERATIVOS das seguintes entidades governamentais e não governamentais: SEBRAE NACIONAL – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. CNPS – Conselho Nacional da Previdência Social. Foi Conselheiro do Conselho Deliberativo do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, do Ministério do Trabalho e da Agência APEX-BRASIL. É Membro do Conselho Superior da ACDF - Associação Comercial do Distrito Federal. É associado da ABRIG - Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais, da qual é membro do Conselho de Ética e do Comissão de Admissão.

Roberto Nogueira Ferreira é OFICIAL DA ORDEM DO RIO BRANCO – Comenda outorgada pelo Presidente da República e detentor da MEDALHA DO MÉRITO ALVORADA – Outorgada pelo Governo do Distrito Federal. É um dos fundadores da ABRACE – Associação Brasileira de Apoio às Famílias Carentes de Crianças em Tratamento de Câncer, e seu primeiro Presidente.

17258896